A Liga
Somos um ecossistema de instituições de ensino focado em garantir a melhor experiência de aprendizagem por meio de soluções inteligentes e adaptadas à realidade de cada um. Nosso modelo inovador de colaboração permite diminuir a evasão e recuperar nos estudantes o prazer pela educação.



Nossa História
Nascemos da inquietação de pessoas que acreditam na potência e no compartilhamento do conhecimento. Somos pessoas que fazem da educação o seu propósito de vida. Foi seguindo esses princípios que criamos um método de aprendizagem inovadora.
Acreditamos que somente juntos conseguiremos construir uma educação de qualidade e formar um ecossistema de inovação pedagógica. A Celso Lisboa, no Rio, foi o local onde nasceu esse processo focado na aprendizagem colaborativa e na gestão integrada. Nosso método recebeu a colaboração de educadores, estudantes e profissionais do mercado.
Nada de fórmulas prontas. Aprender é parte do processo de educar.
O futuro é colaborativo
Somente juntos vamos transformar a vida dos nossos estudantes, pois essa é a essência da própria educação: ninguém aprende sozinho! Dominar competências integradas, de forma independente; compreender e aplicar ideias em processos complexos, tudo de forma colaborativa; e assumir responsabilidades são alguns dos resultados do impacto da nossa metodologia nesse estudante que é preparado para o presente e futuro.



Nosso Time
Quem carrega o piano para o seu protagonismo.
-
Rodolfo Bertolini
CEO
Saiba mais -
Alexandre Mathias
Gestão e Governança
Saiba mais -
Joca Padilha
Financeiro
Saiba mais -
Raphaela Novaes
Pedagógico
Saiba mais -
Dayane Almeida
Corporate e Escolas
Saiba mais -
Leonardo Estevam
Comercial
Saiba mais -
Vanessa Lacerda
Jurídico
Saiba mais -
Karla Redig
Planejamento
Saiba mais -
Eduardo Halpern
Acadêmico
Saiba mais

Faça parte da Liga
vemparaliga
Nossas outras soluções
Nossas soluções


CEO
Mini BIO:
Frustrado com a educação tradicional e inconformado com o discurso de que as coisas são como são, iniciei minha vida empreendedora muito cedo. Aos 17 anos fui pai e entendi, pela primeira vez, o que significava a palavra “responsabilidade”. Lembro-me de ouvir, mas não compreendia o que significava.
Naturalmente, as coisas foram acontecendo mais cedo que o habitual. Abri minha primeira empresa quando estava cursando o 5º período da faculdade e percebi que não tinha aprendido quase nada. Ou, sei lá, nada mesmo. Nada que me ajudasse ou encorajasse a seguir por essa vida difícil e maravilhosa de empreendedor.
Bem, resumindo bastante a minha história, cheguei um dia à melhor parte dela: entrei na área de educação! Em 2005, comecei a trabalhar na Celso Lisboa como professor e percebi que amava a sala de aula. Loucura! Como aluno, sempre odiei ir para a escola. Era um completo desinteressado e raras foram as vezes em que passei direto. Meus pais ficavam putos comigo porque eu sempre atrasava as férias da família. Dentro de sala, porém, encontrei a minha missão: corrigir os erros e as distorções do modelo tradicional com o qual convivemos há décadas.


Gestão e Governança
Sou inquieto por natureza. Já fiz muitas coisas na vida, mas a que me dá mais prazer é ajudar as empresas em seus processos de transformação. Descobri ao longo desses anos que faço isso muito bem. Mudar para viver e não só para sobreviver. Vida em movimento. Venho fazendo isso há pelo menos 30 anos. Inclusive com a minha vida. Já tive a oportunidade de participar de muitos projetos e aprendi muito com todos eles.
Agora aqui na LIGA, junto com esse time de competentes inconformados, estamos propondo uma revolução na maneira de pensar e fazer educação, seja ela para no Ensino Superior, Básico ou em Empresas. Temos propósito, coragem e competência para mudar o que está aí. Será um prazer poder compartilhar nossa experiência com você.


Financeiro
Fanático por esportes, entusiasta do aprendizado continuo, engajado em fazer diferença e, ao mesmo tempo, tendo como premissa de vida o equilíbrio (nas atitudes, nas relações, nas decisões, na sustentabilidade dos negócios…), tive a oportunidade de desenvolver uma sólida experiência em Gestão e Finanças Corporativas em grandes empresas de diferentes setores (consumo, financeiro, educacional...).
A transição de uma posição executiva (“mais segura”) para empreendimentos (Scale-ups e Start-ups) ainda não consolidados, inclusive tomando risco com investimento de capital próprio (patrimônio este constituído ao longo da vida profissional como fruto dos resultados entregues), foram fundamentais para a consolidação de uma mentalidade e atitude empreendedora, essências nos dias de hoje.


Pedagógico
Sempre fui apaixonada por educação, desde pequena, minha brincadeira preferida era de professora. Ao ingressar no ensino médio, minha primeira frustração: gostaria de fazer o ensino normal -formação de professores, mas minha mãe não permitiu pois "toda menina naquela idade queria ser professora e depois eu mudaria de ideia". Mas eu sabia muito bem o que queria e prestei vestibular para Letras. Por admiração à uma professora que ensinava língua portuguesa de maneira brilhante e usando o latim em suas aulas, optei por cursar Português/Latim na faculdade. Aos 19 anos ingressei na faculdade e então minha paixão por aprender, ler, estudar... de repente, se tornou apenas uma obrigação. Latim, que antes fazia brilhar meus olhos, me fez virar noites e me sentir incapaz de aprender algo.
Foi mais uma vez um professor que me ajudou a perceber além... nas aulas de tradução de textos latinos me encontrei de novo, através da poesia e percebi que talvez o problema não estivesse comigo e, mais ainda, que eu gostaria de mudar esse cenário.
Ainda na faculdade estagiei no PROALFA, um projeto de alfabetização e letramento de idosos e me aproximei do construtivismo como premissa para a aprendizagem. Foi então que comecei a dar nomes para tudo aquilo que eu sentia desde criança: eu não queria APENAS ser professora. Eu queria fazer as pessoas aprenderem. Mais que isso, que queria que TODAS AS PESSOAS pudessem aprender. E aprender de maneira significativa
Desde que adquiri essa consciência venho percorrendo caminhos que me possibilitem levar a aprendizagem significativa ao maior número de pessoas possível. Fiz o mestrado em Psicologia da educação, Doutoranda também em Psicologia da Educação e, desde 2015, junto da LIGA EDUCACIONAL, durmo e acordo pensando, estudando e experimentando modelos educacionais.
Na LIGA EDUCACIONAL sou gestora pedagógica e responsável pela formação dos docentes de todo o Ecossistema e isso me proporciona levar a aprendizagem significativa para todos os lugares.


Corporate e Escolas
Eu acredito que pouco importa de onde viemos, mas quem somos através daquilo que construímos ao decorrer de uma jornada. Eu sou um conjunto das coisas em que gosto, os meus aprendizados vêm das aventuras que escolho viver. Nesta loucura do mundo como executiva, aprendi ter disciplina e resiliência como ferramentas que me fortalecem para conciliar viver minhas paixões: ser mãe e ser corredora. Minha história também tem um pouco dos livros que amo ler, das poesias que resolvi escrever a partir das minhas experiências e dos meus trabalhos voluntários que me inspiram. Esta vida louca de construir estruturas do zero e de nunca viver os padrões ‘normais’ talvez tenham vindo de uma infância incansável de muitos treinos como atleta de handebol, super competitiva.
Minha trajetória é marcada por desafios vividos no mundo corporativo de multinacional e grandes empresas em diversos segmentos, foram nelas que aprendi que não existe sucesso para gestão de processos operacionais, sem pessoas. Não existe produto, sem pessoas engajadas em uma construção e que as pessoas só buscam conhecimentos novos e qualificação a partir daquilo que traz motivação. Minha meta de vida profissional sempre foi conhecer diversos segmentos do mundo corporativo e com mais de 20 anos neste caminho, eu não imaginava que estava sendo preparada para viver o meu maior propósito: Educação. Hoje com mais de 6 anos nesta missão de transformar vidas através da educação, vivi história de alunos, modifiquei lugares inóspitos, ajudei a contribuir com o desenvolvimento de comunidades locais através da implantação de polos educacionais acreditando sempre na promoção de uma educação disruptiva, sem fronteiras, que não seguem os moldes tradicionais pois é construída através das características culturais, das riquezas de cada região e das necessidades sócio emocionais de cada ser humano. E assim eu sigo, nesta aventura incrível de acreditar que a educação é o produto mais inovador do mercado. Liga pessoas através de suas competências vocacionais e cria uma conexão capaz de mudar o mundo.


Comercial
Filho de um militar e de uma professora que se tornou Secretária de Educação da segunda maior cidade do seu Estado, era de se esperar que minha carreira fosse desenvolvida na Academia. Mas a coisa não foi assim, muitas viagens, mudanças de Estado, de países e o mundo corporativo foi meu destino.
Graduado em Administração de Empresas pela UPE - Universidade de Pernambuco, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas Rio de Janeiro e Mestre em Inovação e Desenvolvimento Econômico e Empresarial pela Laureate International Universities acabei me concentrando em três pilares durante minha formação acadêmica. O pilar dos Negócios, que sempre foi o meu querido, o pilar da tecnologia, que sempre me intrigou, e o pilar da Economia, coisa que adoro estudar.
Talvez por isso eu tenha sido formado profissionalmente em empresas de classe mundial como Coca-Cola, ABInbev e DaimlerBenz. Sempre como recuperador empresarial em operações problemáticas e desenvolvendo projetos de gestão estratégica, financeira e de Marketing. Atuei nos cargos de CEO, Diretor Financeiro e Diretor de Planejamento no Brasil e no Exterior. Mas no ano de 2008 tive que abdicar de uma carreira internacional na Coca-Cola para retornar ao Brasil e ficar mais próximo das minhas filhas e da minha esposa que não tinham, naquele momento, mobilidade geográfica para viver comigo em Singapore, que era o quartel general da Coca-Cola Ásia Pacific, onde eu trabalhava.
O retorno foi super tenso, não é fácil sair de executivo de uma Coca-Cola Company no Exterior e se reencontrar financeira e profissionalmente, a guinada foi forte! Mas, graças a Academia, ela foi possível. Na Academia encontrei os desafios que buscava, me reinventei profissionalmente, evolui como pessoa e me tornei, além de executivo nela, um pesquisador e professor com visão de mercado. Estive em duas das cinco maiores marcas do Brasil, fui Diretor Nacional de Mercado em uma e Reitor na outra. Cravamos, com um grande time, recordes de captação de Estudantes e montei uma metodologia de desenvolvimento Comercial para dividir, através da LIGA EDUCACIONAL, com as demais Instituições de Educação do meu País. Vamos nos conhecer mais? Quem sabe não batemos boas marcas juntos?


Jurídico
Como muitas pessoas que cresceram e sentiram na pele a desigualdade que assola nosso país, entendi desde cedo que a Educação era um dos melhores caminhos para enfrentar um mundo tão injusto.
O Direito me trouxe vertentes que de fato mudaram minha vida. Entender como o Direito pode fazer justiça, reservando aqui suas proporções, foi muito importante. No entanto, mais que isso, percebi que é preciso entender as pessoas e como a educação influencia na formação de cada indivíduo.
É impossível conhecer o setor educacional e seus bastidores sem pensar em mudanças! Quem entra em uma sala de aula para ensinar ou conhece as dores do dia a dia dos professores e alunos, pensa em mudanças. Então por que tanto se fala em melhorar a educação e pouco se faz? Nossos governantes são responsáveis? Sim! Mas, e você? o que contribui para melhorar nossa educação?
Essa pergunta sempre está comigo. Mesmo atuando no setor educacional, eu durmo e acordo pensando o que fiz ou posso fazer para melhorar a desigualdade do lugar que nasci e com esse pensamento eu sigo tentando fazer algo que de fato contribua para um país melhor. Sem dúvida, não existe hoje para mim um caminho que não seja melhorar a educação.
Há quase uma década convivo com pessoas que respiram educação e ser uma das fundadoras da Liga Educacional me faz ter a certeza de que é possível não apenas falar em mudanças, mas fazê-las acontecer todos os dias!


Planejamento
Apaixonada por esportes de alto rendimento desde muito jovem, aprendi a importância de ser colaborativa, ter responsabilidade, respeitar hierarquia, vencer, mas também perder, porém transformando cada derrota em uma futura vitória. Minha primeira formação acadêmica foi na Escola Americana do Rio de Janeiro e depois segui para fazer faculdade nos Estados Unidos. Durante esse período, já percebi o quanto a educação brasileira estava defasada e como era chato sentar em uma sala de aula no Brasil. Era muito diferente do que eu estava acostumada.
4 anos de curso de Administração nos Estados Unidos. 4 anos fazendo parte dos times de Atletismo, Hockey de Grama e Basquete da Faculdade. 4 anos aprendendo tanto na sala de aula quanto fora dela.
Retornei ao Brasil, para trabalhar no negócio da família, mas eu queria mais. Abri a minha própria empresa e como todo jovem inexperiente, quebrei. Recomecei e passei a trabalhar respeitar cada vez mais quem empreende no Brasil. Fui aos poucos criando a minha identidade corporativa, pois era uma colaboradora que entendia a dor do dono, pois já tinha estado lá. Em 1996 entrei na área de educação para nunca mais sair. Entrei como gestora de Recursos Humanos, mas aos poucos fui conhecendo cada área de uma IES. Me apaixonei. Descobri que trabalhando com educação a gente nunca envelhece pois estamos rodeados de mentes jovens e inquietas.
Hoje, vejo na LIGA exatamente o que eu esperava encontrar quando retornei ao Brasil em 1985. Pessoas apaixonadas pela educação, lutando pela sua transformação pois não conseguem mais admitir que permanecemos no mesmo modelo da Revolução Industrial no século XVIII.


Acadêmico
Trabalho há mais de 20 anos ne ensino superior como professor, nas áreas de marketing, estratégia e gestão, e em funções executivas e de direção.
Acredito que o ensino, no Brasil e no mundo, passa por uma transformação profunda a respeito da qual muitas lideranças e organizações do setor ainda não se deram conta.
Temos a obrigação de levar essa discussão para todos os cantos para que o Brasil não perca essa oportunidade de transformar sua educação!